Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

NAVICULAR

NAVICULAR

07 de Dezembro, 2016

PELAGENS (III)

Pedro Carvalho

PELAGENS (III)

 

Os equinos possuem pelagens muito diferentes e podem dividir-se em simples, compostas e malhadas.

 

O tipo de pelagem de um cavalo é determinado por factores genéticos, embora o comprimento dos pêlos e a sua tonalidade possa vir a variar com factores sazonais ou climáticos

 

PELAGENS MALHADAS

 

As pelagens Malhadas podem ser divididas em, Padrão Característico e Padrão Incaracterístico.

                

 

 

  • Padrão Característico

 

Tobiano

Pelagem de cor branca com grandes malhas coloridas. O branco ocupa uma extensão maior. Geralmente as áreas de cor incluem a cabeça, o peito e os flancos e as áreas brancas estendem-se na vertical, ocupando a crineira, o garrote, a parte superior da garupa e a parte inferior do tronco e membros. A pele da área branca é rosada, enquanto a área de cor é preta.

 

Overo

Pelagem de cor com extensas malhas brancas sendo sempre a área pigmentada mais extensa do que a branca. Um dos membros é sempre pigmentado. Áreas brancas incluem sempre a cabeça, estendendo-se na vertical.

 

Appallosa

Pelagem caracterizada por pequenas malhas coloridas disseminadas, com uma simetria, em todo o corpo. A cor branca pode aumentar durante e ate aos primeiros 5 anos de idade. Apresentam as escleróticas brancas, os cascos estriados e a pele marmoreada. É uma pelagem característica da raça americana, que possui o mesmo nome, mas é possível encontrar noutras raças.

 

  • Padrão Incaracterístico

 

Malhado

Todas as pelagens com malhas excepto as descritas no Padrão Característico. No caso em que o branco é a cor predominante, a palavra malhado deve preceder á cor das malhas, ex: malhado de preto, se as malhas forem pretas, no caso contrário a palavra malhado deverá seguir o nome da pelagem base, ex: preto malhado.